segunda-feira, 18 de março de 2013

Cuidados com a Peruca


Essa semana resolvi ajeitar minhas perucas, pois fiquei adiando isso a muito tempo e minha amiga ja tava ajeitando elas para mim, assim resolvi tomar vergonha na cara e ajeitar elas. Mas ai você pensa que só pentear de qualquer jeito que resolve, não é bem assim que a banda toca, comecei a pesquisar como cuidar das perucas, das pequenas não tenho muita dificuldade, mas as longas eu sempre tive problemas. E bem achei coisas muito úteis para mim e claro para colocar aqui. Então aqui esta, depois de umas pesquisar eu cheguei a esses fins.

Cuidados Principais

1. Sempre verifique se sua peruca é resistente ao calor, se pode usar chapinha e babyliss, normalmente se tem uma media de temperatura que pode ser utilizada, mas para garantir não use acima de 160° , pois ira danificar os fios e deixar com aparência horrível.   (inclusive já ocorreu de emprestar uma peruca e utilizarem chapinha, mas não podia, o resultado foi que perdi a peruca praticamente e depois desse dia não empresto mais nada ^.^)

2. Sempre utilize produtos solúveis em água, pois assim os fios continuam bons e toda vez que utilizar pomada, spray ou qualquer outro produto lembre de lavar sua peruca.

3. Quando for escovar sua peruca, lembre que não pode utilizar escovas comuns, se for usar escova use as especificas para perucas com cerdas largas e pentes também com cerdas largas, use uma base plana para pentear, sempre faça isso de baixo para cima para que assim os “nos” não embolem mais.

4. Quando não estiver utilizando a peruca deixe num suporte para peruca, mas caso não tenha se sua peruca for muito longa faça uma trança nela bem suave, nada de trança apertada por que vai marca sua peruca. Nunca faça isso com sua peruca molhada ou com spray, cera ou pomada.





Desembaraçar: Aconselho a fazer isso um dia antes que for usar.
Para isso vai precisar de um suporte ou mesa, condicionador, balde com água fria, pente ou escova para peruca, prendedores, toalha e secador (opcional)
Primeiro – Coloque sua peruca em um suporte ou em cima de uma mesa ( se for de madeira coloque uma toalha ).
Segundo – Separa o máximo de mexas que conseguir da peruca e prenda cada uma.
Terceiro- pegue uma das mexas e coloque condicionador.
Quarto – Pegue o pente e comece a desembaraçar a mexa e caso esteja difícil coloque mais condicionador, lembrando sempre penteie de baixo para cima e assim que acabar a mexa prenda-a para ela se manter separada das outras embarraçadas.
Quinto – Assim que acabar coloque a peruca no balde com água e vai tirando todo condicionador e assim que acabar coloque na toalha e aperte ate sair todo o excesso de água  e deixe secar naturalmente mas caso vá usar no mesmo dia use secador ( não é muito indicado mas se tiver com pressa use ).
Lavar : Aconselho a fazer  um dia antes de usar e depois que usar, principalmente se usar spray, cera ou pomada.
Para isso você ira precisar dois baldes com água fria, suporte ou mesa, shampoo para tirar resíduos, condicionador e toalha ou secador (opcional) e um pente ou escova para perucas.
Primeiro – Coloque sua peruca em um balde com água fria, mexendo delicadamente nela por algum tempo.
Segundo – Tire a peruca da água e coloque no suporte ou na mesa e passe o shampoo em pequena quantidade.
Terceiro – Coloque a peruca na água e aperte a peruca delicadamente ate tirar todo shampoo depois retire e coloque no suporte ou na mesa. E aperte para tirar o excesso de água.
( Na ilustração esta o comprimento não a parte com a rede )
Quarto – Coloque condicionador na peruca e penteie um pouco.
Quinto – Enxágüe no balde colocando a peruca no balde e mexendo um pouco, tire ela coloque em cima da toalha e aperte para tira o excesso e troque a água do balde colocando a peruca lá de novo e fazendo o mesmo processo. Caso prefira use o chuveiro.
Sexto – Use uma toalha apertando para tirar o excesso, vire a aba da redinha  e deixe secar naturalmente em um lugar que não leve sol e de preferencia pendurada.
Guarda:
Com suporte:  Vai precisar de um suporte e prendedores ( caso a peruca for grande ).
Coloque sua peruca no suporte e se ela for grande por exemplo a minha de 110cm faça uma trança suave nela e prenda, por que quanto maior mais fácil ela embaraça, por isso aconselho a prender suavemente para não embaraçar tão fácil e suavemente por que se fazer uma traça apertada vai marca sua peruca e nunca se esqueça não prenda ela molhada ou com cera, spray ou pomada.
( Não vou colocar ilustração pois não tenho suporte )
Caixas ou saco: Vai precisar de uma caixa ou uma sacola, prendedor (caso for grande), redinha ( já vem com a peruca normalmente) e saco plástico com fecho que abre e fecha ( já vem com a peruca normalmente).

Caso sua peruca seja grande: Coloque ela em uma mesa e faça uma trança suave e coloque a parte inferior da trança depois de pronta e presa na mão e enrole ela na mão e segure, depois coloque a trança enrolada dentro da peruca e coloque em seguida coloque a peruca dentro da redinha e depois coloque no saco plástico com fecho e coloque na caixa ou no saco.


Caso a peruca seja pequena: Coloque ela na redinha e dentro do saco plástico com fecho e logo depois dentro da caixa ou do saco.

Secar com secador: (Não é aconselhável)
Primeiro – Coloque sua peruca em um suporte ou mesa e penteie sua peruca ate ficar bem penteada.

Segundo – Segure sua peruca um pouco acima da ponta como na ilustração e seque a ponta antes e vá secando de baixo para cima.

Terceiro – Comece a secar sempre na diagonal a ponta primeiro, depois desligue e penteie a peruca e assim comece a secar toda peruca na diagonal e sempre pare e penteie a peruca para não embaraçar.

Corta: Caso sua peruca sempre embarrace MUITO corte, mas é só se ela sempre embaraçar muito e aconselho corta de pouco em pouco não tudo de uma vez, por que se errar não poderá mandar a uma cabeleireira para ela concerta.
Vai precisar de um tesoura para cabelo e pente.

Ilustração para mostrar uma ponta que deve ser cortada:

Primeiro – Pentei toda a peruca para que ela fique certinha e depois separe as partes mais curta da sua peruca das mais comprida e separe em mexas.

Segundo – Penteie a ponta e marque com o pente onde ira corta e tire o pente trocando pelo dedo e assim pegue a tesoura e corte um pouco abaixo de onde marco em linha reta.

Terceiro – Vire a tesoura a fazendo fica reta e corte usando o dedo como limite de onde deve ir a tesoura.

Quarto – Pegue outra mexa e penteie junto com a já cortada e marque com o dedo usando a já cortada como marca e repita o processo.




Espero que tenha ajudado vocês assim como me ajudou e claro quero agradecer as duas paginas que gostei mais quando pesquisei, dou os créditos desse post ao http://otomenerd.wordpress.com/ e ao http://www.cosplaybr.com.br/site/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário